Thursday, January 25, 2007

No jardim de Sia

Escrevo as linhas abaixo sem motivo aparente (ou seja, um discaço), mas sim por três maravilhosas canções, que dão subsídio existencial ao novo álbum do duo britânico Zero 7, "The Garden".
O som segue a linha downtempo bastante apreciada pela rapaziada cult-descolada, que se alastra por estas bandas e novos tempos tal qual a velocidade de uma fruição espírita em processo de recebimento.

Mas o fato é que as melodias suaves e climas lo-fi deste álbum funcionam, e como. O disco exige e instala no ouvinte o famoso principio psicossomático do relaxamento auricular. Seja para madrugadas de reflexões reveladoras ou agradáveis fins de tarde, sob raios gélidos do sol de lá pras 18:30.

“Futures”, primeiro single, abre o disco com os vocais de José González amaciando nossos tímpanos e tirando aquela sujeirinha. Logo em seguida “Throw it all Away” começa a revelar o que de mais belo "The Garden" nos reserva, os vocais de Sia Furler. Tudo na canção é sutil, dos solos de bandolim às pulsações redondas do baixo.

“The Pageant of the Bizarre” (motivo n°1), é tão sensual quanto Scarlet Johanson, musa de Woody Allen e de 99,3% dos carecas de plantão. Sia, portanto, assume o papel de musa musical do momento e me estraçalha a cada intervenção com o poder de seu vocal rasgado na medida certa, numa combinação perfeita de sensualidade, rebeldia e algumas doses a mais de seja lá o que for.

“This Final Social Scene” (motivo n°2) conta com os preciosos gritos orgásticos de Sia, a catarse instrumental promovida pelo duo (Sam Hardaker e Henry Binns) e ensolarados arranjos vocais, que reverberam ao lado de instrumentos eletrônicos, guitarras e pianos. O álbum, no entanto é irregular e necessita volta e meia de um tapa na orelha, que é justo afirmar, chega quase sempre na hora certa e nos impede de apertar o botão do símbolo quadrado.

O que se nota, é que toda vez que os vocais de Sia se desenlaçam naturalmente as canções ganham proporções de beleza e sensibilidade. É quando o ouvinte, por sua vez, começa a enxergar a beleza escondida pela atmosfera fria e despretensiosa deste álbum. Como num fim de tarde chuvoso de domingo (daqueles dias em que o tédio faz nossos olhos descobrir a riqueza de detalhes da parede de nosso quarto), "The Garden" passa sua atmosfera isolacionista e nos envereda em uma viagem calmamente instigante.
Suas canções são como bolhas de espuma e flutuam sinuosamente, sem destino e intenção. Apenas inebriam, chamam a atenção de ouvidos sonolentos e nos provoca sensação de cuidado. Sim. Cuidado, para que não destruamos suas frágeis e belas estruturas antes da hora, e, que possamos observar-las absortos enquanto desfalecem em desfechos instrumentais inesperados e tristonhos.

É chegada à hora de lhes dizer por que este álbum faz uma lavagem de cotonetes Johnson & Johnson! Não quero falar do que me emociona nessa canção. Não. Isto desprenderia muito tempo, análises que remeteriam infância, adolescência, sentimentos de perda e aquela saudade esquisita do que não se viveu.
Só peço que ouçam, “If I Can`t Have You” ( O MOTIVO). Desfecho romântico, poético e revitalizante, assim como as canções do Zero 7 devem soar. Se “When It Falls” é considerado, pela rapidez dos tempos, um clássico cult, “The Garden” é menos pretensioso, mais simples e internalizado, já que apenas Sia e Gonzáles são os convidados.

“Agora é com vocês,
mas avisem ao duo inglês,
que em festa boa penetra não tem vez...

E avisem Sia,
que outrora se escondia
Meus ouvidos não mais vivem sem tuas doces melodias...”

É não resisti...

Confira:
www.myspace.com/zero7official

3 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Esse jardim deve ser bom mesmo. Provocando até poesia. Não posso comentar sobre o que não ouvi ainda. Posso apenas dizer que Scarlet Johansson é musa também dos cabeludos.

5:19 PM  
Anonymous Anonymous said...

é uma puta do caranba vai tomar no seu cu sua desgraçada nem fais sucesso bosta nehuma sua puta vadia mocreia vagabunda ordinaria vc não presta....................................................................................................................... idiota......................................................................................................................biscate

4:24 PM  
Anonymous Anonymous said...

idiota .....................vagaBUNDA ..........................................................VADIA ;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;; MOCREIA.......................
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ ´=´[[´FODA-SE ;;;;;;;;;;;;;;;;;,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,´´´´´´MORRA SUA VADIA ...........................................................................PENSA QUE É´GOSTOSA MAIS NÃQ ´´E DE GEITOP

4:27 PM  

Post a Comment

<< Home